Outra estratégia importante é ter um forte canal de comunicação com os clientes que hoje deve usar a mídia virtual, com uma revista que englobe vários nichos de mercado, pois não se pode ficar enviado e-mails ou promoções todo dia como é a sugestão abaixo.
Junto com a estratégia de comunicação deve estar o serviço de delivery próprio pois ele é a fórmula de aumentar as vendas de forma exponencial, reduzindo ao mesmo tempo custos. Este serviço não pode ficar despercebido ou sem se dar o devido valor. Ele é de extrema importância. Como se vê no link da reportagem abaixo, o mercado recém avaliou o serviço de delivery feita pela empresa colombiana Rappi, conhecido de todos os restaurantes em U$ 1 bilhão de dólares.
Junto com a estratégia de comunicação deve estar o serviço de delivery próprio pois ele é a fórmula de aumentar as vendas de forma exponencial, reduzindo ao mesmo tempo custos. Este serviço não pode ficar despercebido ou sem se dar o devido valor. Ele é de extrema importância. Como se vê no link da reportagem abaixo, o mercado recém avaliou o serviço de delivery feita pela empresa colombiana Rappi, conhecido de todos os restaurantes em U$ 1 bilhão de dólares.
Porque ele vale tanto e qual a importância para o restaurante? O espaço físico onde estão as mesas é limitado, assim como o horário, diferente de uma praça de alimentação em um shopping. Já a venda usando-se o delivery é praticamente infinita, sendo a estratégia ideal de crescimento, sem investimento
Exemplos de Sucesso
As empresas que trabalham com alimentação devem dar uma atenção especial aos produtos Quase Vencidos como explicado na aba acima, pois esta estratégia é outra forma de reduzir custos de compras, idealmente para ser feita em grupos, junto aos fornecedores.
Despesas Financeiras
As Compras e os Custos destes Serviços
Atualmente os restaurantes, via de regra, não fazem cotações como seria o normal em uma boa gestão, porque não existe tempo e, principalmente, um ponto referencial da informação de preços atualizados como é a proposta da solução com um painel como pode ser visto na aba Cotações.
O custo da assinatura mensal do serviço de compras é de R$ 200,00. Um desconto permanente de 50% será concedido para os 300 primeiros que indicarem 2 outros restaurantes ou hotéis que efetivamente aderirem a solução, reduzido a mensalidade para R$ 100,00, mais o valor da adesão na plataforma financiada em 10 pagamentos de R$ 100,00.
Além da mensalidade, será cobrada uma taxa até 5 % calculada sobre a quantia economizada.
O custo da assinatura mensal do serviço de compras é de R$ 200,00. Um desconto permanente de 50% será concedido para os 300 primeiros que indicarem 2 outros restaurantes ou hotéis que efetivamente aderirem a solução, reduzido a mensalidade para R$ 100,00, mais o valor da adesão na plataforma financiada em 10 pagamentos de R$ 100,00.
Além da mensalidade, será cobrada uma taxa até 5 % calculada sobre a quantia economizada.
O investimento na adesão retorna com a economia obtida já nas 10 primeiras compras, ou seja em menos de 3 meses. Em outras palavras, a remuneração dos serviços aqui elencados é fruto da vantagem obtida na redução de custos.
Exemplificando, consideremos o caso de um restaurante que compre insumos na ordem de R$ 30.000,00 /mês e que deste total, poderia se isolar o valor de 75% das compras de produtos alimentares ou seja de R$ 22.500,00. Destes insumos é provável que ao redor de 60% das compras de maior valor sejam de proteínas (carnes, peixes e frangos), queijos, destilados e produtos de limpeza com embalagens retornáveis, ou seja R$ 13.500,00, onde se poderia obter uma redução de custos de 30%, ou seja tem-se um potencial de redução de custos ao redor de R$ 4.050,00.
Nesse caso, as despesas dos serviços prestados pela plataforma se situariam em torno de R$ 634,25 pelo serviço de compras o que representaria um ganho efetivo de R$ 3.443,75 para o restaurante considerando-se apenas as compras.
Assim, a economia de R$ 3.443,75 sobre a base de R$ 13.500,00 dos insumos de maior valor, equivaleria a uma redução de custos na ordem de 25,5 % bastante significativa, em se tratando de compras.
Custos dos Serviços de Entregas e Apanhe
Assim, a economia de R$ 3.443,75 sobre a base de R$ 13.500,00 dos insumos de maior valor, equivaleria a uma redução de custos na ordem de 25,5 % bastante significativa, em se tratando de compras.
Custos dos Serviços de Entregas e Apanhe
O custo das compras está associado diretamente as despesas da entrega, que envolvem tanto os horários que os caminhões podem circular no centro da cidade, da dificuldade de estacionamento, como da recepção do restaurante esta limitada até praticamente até às 11:00 h da manhã. Tal fato limita em muito a possibilidade de um fornecedor primário tipo um frigorífico fazer diretamente as entregas o que exigiria um caminhão de grande porte.
Centro de Distribuição Virtual
A solução Compras em Grupo conseguiu desenvolver uma estratégia da criação de um Centro de Distribuição Virtual que poderá separar a compra da entrega em 2 fases.
A primeira sendo da aquisição de volumes no fornecedor primário de um mesmo em lote econômico, em nome dos restaurantes, estes determinando antecipadamente suas encomendas.
A segunda da entrega em 2 etapas, sendo a primeira do caminhão de grande porte do fornecedor primário que ficará estacionado em um local pré-determinado, para fazer entrega da carga fracionada, para os "apanhadores" da segunda fase. os quais apanharão os produtos de bicicletas ou motos, dos restaurantes que podem ser os mesmos que fazem o delivery a noite.
A primeira sendo da aquisição de volumes no fornecedor primário de um mesmo em lote econômico, em nome dos restaurantes, estes determinando antecipadamente suas encomendas.
A segunda da entrega em 2 etapas, sendo a primeira do caminhão de grande porte do fornecedor primário que ficará estacionado em um local pré-determinado, para fazer entrega da carga fracionada, para os "apanhadores" da segunda fase. os quais apanharão os produtos de bicicletas ou motos, dos restaurantes que podem ser os mesmos que fazem o delivery a noite.
Estratégia de Divulgação
Revista Virtual
&
TV Digital
Anunciar no Facebook / AdWords / Instagram, etc, é o que propõe a revista virtual e canal de TV digital integrados, Luxury-Brazil Add-In, para ser vista em smartphones, como é a proposição abaixo, em formação, parceira desta solução, dentro de uma plataforma de marketing digital.
Revista Virtual
&
TV Digital
A estratégia correta da divulgação no esforço de conquista de clientes para os restaurantes, bares e similares, ao invés de ficarem enviando ofertas por e-mails / Whatsapp / SMS / mensagens telefônicas lotando as caixas de inputs dos dispositivos, certamente cansando ou os irritando, é fazerem anúncios em revistas virtuais e canais de TV digitais, escolhidas com cuidado, como por exemplo o seu nicho de público alvo.
Além disso é de fundamental importância se certificar que estas mídias, por sua vez, invistam de maneira permanente na sua divulgação nas redes sociais, Adwords, etc.
Dessa maneira se consegue reduzir o investimento e, simultaneamente, aumentar o retorno da publicidade, pois o que era antes era feito de forma isolada, passa a ser realizado agora em grupo, estratégia que além da redução de custos têm, ainda, a vantagem de atrair novos potenciais clientes pela publicidade dos demais anunciantes, agora de vários de vários nichos e interesses diversos.
Além disso é de fundamental importância se certificar que estas mídias, por sua vez, invistam de maneira permanente na sua divulgação nas redes sociais, Adwords, etc.
Dessa maneira se consegue reduzir o investimento e, simultaneamente, aumentar o retorno da publicidade, pois o que era antes era feito de forma isolada, passa a ser realizado agora em grupo, estratégia que além da redução de custos têm, ainda, a vantagem de atrair novos potenciais clientes pela publicidade dos demais anunciantes, agora de vários de vários nichos e interesses diversos.
Anunciar no Facebook / AdWords / Instagram, etc, é o que propõe a revista virtual e canal de TV digital integrados, Luxury-Brazil Add-In, para ser vista em smartphones, como é a proposição abaixo, em formação, parceira desta solução, dentro de uma plataforma de marketing digital.
Porque plataforma? A proposta é, além, da produção de um conteúdo lúdico, como são as revistas virtuais, oferecer 5 links, cada um com página própria para os: 1) Marketplace de gastronomia com a logo das home pages e respectivos links; 2) Para a página de descontos; 3) Para a página de tipo de refeição; 4) Para a página bairro / proximidade, e 5) Seu canal de TV.
Além disso a plataforma prevê a disponibilização de: 1) Assistente virtual com chatbot para as informações necessárias sobre cardápios, horários de atendimento, reserva antecipada com descontos; 2) Estruturação do Banco de Dados de Clientes e Serviço de CRM com Alertas; 3) Delivery Próprio, 4) Serviço de Reclamações e 5) Envio da revista fazendo-se e-mail marketing, fechando uma solução de marketing digital, inédita, usando-se uma única plataforma.
Por isso é importante ressaltar que a revista será enviada, semanalmente, para o endereço de preferência do cliente seja seu e-mail / Whatsapp, etc.
A revista Luxury-Brazil Add-In, como seu próprio nome informa, é focada no nicho de luxo e terá várias secções, como moda, beleza, saúde, humor, paquera e oportunidades de trabalho entre outros, de forma regionalizada, como forma de atrair clientes de outros nichos tendo, também, uma página especial para itens em oferta, um serviço de alerta e delivery, dentro de ambientes de redes sociais e profissionais, estimulando o relacionamento entre seus leitores, prática não usada por nenhuma mídia hoje conhecida.
Na secção Money Center um cuidado especial com gestão financeira para os leitores desde investimentos, seguros e alternativas de financiamentos, incluindo a parte de gestão de bens em um marketplace e, principalmente do Crediário Virtual para apoiar os lojistas na venda a prazo, que retornará a estes parte dos juros pagos pelos clientes.
Da mesma forma que a revista atenderá os restaurantes, colocará a disposição para os demais nichos de mercado além do serviços acima o da abertura de um canal de vendas on line, ou seja uma loja virtual com um serviço de crediário on line, dentro um shopping digital por bairro ou cidade, onde a parte dos restaurantes é a praça da alimentação.
Assim, lojas de moda, semi-jóias, decoração, serviços de beleza, saúde on line, etc, poderão ter um novo forte canal de comunicação integrado com vendas, na mesma plataforma, proposição inédita no país, incluindo a estratégia de Cross Sales.
Finalizando, é importante realçar que os serviços âncoras de paquera e relacionamento serão gratuitos.
Por isso é importante ressaltar que a revista será enviada, semanalmente, para o endereço de preferência do cliente seja seu e-mail / Whatsapp, etc.
A revista Luxury-Brazil Add-In, como seu próprio nome informa, é focada no nicho de luxo e terá várias secções, como moda, beleza, saúde, humor, paquera e oportunidades de trabalho entre outros, de forma regionalizada, como forma de atrair clientes de outros nichos tendo, também, uma página especial para itens em oferta, um serviço de alerta e delivery, dentro de ambientes de redes sociais e profissionais, estimulando o relacionamento entre seus leitores, prática não usada por nenhuma mídia hoje conhecida.
Na secção Money Center um cuidado especial com gestão financeira para os leitores desde investimentos, seguros e alternativas de financiamentos, incluindo a parte de gestão de bens em um marketplace e, principalmente do Crediário Virtual para apoiar os lojistas na venda a prazo, que retornará a estes parte dos juros pagos pelos clientes.
Da mesma forma que a revista atenderá os restaurantes, colocará a disposição para os demais nichos de mercado além do serviços acima o da abertura de um canal de vendas on line, ou seja uma loja virtual com um serviço de crediário on line, dentro um shopping digital por bairro ou cidade, onde a parte dos restaurantes é a praça da alimentação.
Assim, lojas de moda, semi-jóias, decoração, serviços de beleza, saúde on line, etc, poderão ter um novo forte canal de comunicação integrado com vendas, na mesma plataforma, proposição inédita no país, incluindo a estratégia de Cross Sales.
Finalizando, é importante realçar que os serviços âncoras de paquera e relacionamento serão gratuitos.
Despesas de Marketing
O valor do investimento na revista Luxury-Brazil Add-In é de R$ 25,00 para cada um dos 10 serviços isolados, ou seja R$ 250,00 por edição semanal, que cobre todos as despesas de marketing, valor extremamente reduzido os quais individualmente, custariam 10 vezes mais, daí a importância do uso de uma plataforma integrada, concentrando-se a energia de todos os serviços em um só lugar.
Visando fortalecer a parceria com o nicho de restaurantes e afins da região de Curitiba e Litoral de . Catarina a solução para os primeiros 300 restaurantes concederá um desconto permanente de 30%.
Visando fortalecer a parceria com o nicho de restaurantes e afins da região de Curitiba e Litoral de . Catarina a solução para os primeiros 300 restaurantes concederá um desconto permanente de 30%.
Franquias
O aumento de receitas também se dá via franquias, setor que está passando por um grande crescimento. Os restaurantes e similares podem ter um aumento significativo destas sem investimento, pois existem muito empreendedores com capital disponível para essa expansão. Para aproveitar essa oportunidade a solução Compras em Grupo disponibilizará um serviço de treinamento e estruturação do conteúdo necessário, sem custos. Na aba superior, Vendas, estão as explicações pertinentes.
No rodapé desta página, na parte azul escura, estão mais informações pertinentes da solução Compras em Grupo que envolvem Comunicação Virtual, Marketing Digital, Assessoria Financeira e Contábil assim como os demais assuntos pertinentes.
Concorrência
Finalmente, como confirma a pioneira de Piracicaba APAFLAR citada no exemplo, é importante ressaltar que praticamente não existe concorrência entre restaurantes, pois via de regra, o cliente opta pelo sabor, qualidade, atendimento, localização, instalações e preço todos expressos no branding da empresa, fatores impossíveis de serem copiados.