Cotações - Compras Inteligentes - Supply Chain - Blockchain

   Denominamos compras inteligentes as feitas de forma recorrente, ou seja sempre repetidas, do mesmo fornecedor,  que com ajuda da inteligência artificial de hoje, podem eliminar o custo dos vendedores presenciais, mesmo em setores mais complexos, onde o comprador tem pouco tempo para tal tarefa já que ele tem outras como por exemplo, coordenar a cozinha de um restaurante. 

   Via de regra, os compradores dos restaurantes não têm tempo para fazer cotações em mais de um fornecedor como seria o ideal, o que acarreta vários problemas, principalmente, da redução do lucro,  assim como do fluxo de caixa que fica com uma tendência negativa, situação que pode se agravar com o tempo, como abaixo explicado.

  A estratégia da solução Compras em Grupo para resolver este problema será a criação de um Painel Eletrônico Virtual, também conhecido como Dashboard, hospedado nas nuvens, similar ao de uma bolsa de valores, com o uso de gráficos e cores, para sinalizar o preço de venda e custo de entrega de cada produto, indicando inclusive a sua tendencia de alta ou baixa, ou de estar fora da temporada, ou ainda dos quase vencidos, como é exemplo abaixo, para ser acessada pelos usuários todos interessados, com as senhas respectivas, cada um usando-a da forma conveniente. 


  Além da formação de grupos quando se forma lotes econômicos também, é importante se entender o que é a Cadeia Produtiva ou Supply Chain, pois quando se têm um lote econômico, daí a importância das compras em grupo, é possível se eliminar um elo dessa cadeia, o que significa, nova, redução de custos, agora de outra forma.

  Outra informação importante usando a tecnologia atual é o registro das compras e pagamentos em um sistema de Blockchain ambos com videos abaixo, pois assim se tem um registro histórico real, com valores imutáveis, das oscilações de preços, podendo-se planejar com mais eficiência os cardápios obtendo-se mais lucros.

  Os fornecedores, por sua vez, sabendo das intenções dos volumes de compras podem fazer suas ofertas e quantidades específicas para formação de lotes econômicos, assim como do prazo de validade de seus produtos e forma de pagamento, com a indicação de que concordam ou não com um leilão reverso, ou seja pelo menor preço, usando essa estratégia como um canal de vendas, agora virtual, com o que conseguiriam reduzir custos de vendas, repassando-os para seus preços.

  Já os compradores devem indicar sua necessidade de compras mínima e máxima dos produtos, facilitando a formação de lotes econômicos, com respectivos preços teto, formas de pagamento e local de entrega para fechamento dos pedidos. Também poderão indicar a identificação de ofertas que encontrarem em qualquer lugar via Whatsapp.

  Abaixo seguem exemplos de modelos de planilhas, as quais devem estar integradas com Whatsapp.



Supply Chain

  No vídeo abaixo entende-se o que é a cadeia produtiva e seus elos, também, chamada de Supply Chain, quando é possível se "pular" uma etapa, ao se formar volumes de compras. Cada elo tem, sempre, seus custos inerentes como carga e descarga, armazenagem, seguros, despesas financeiras, tributárias e de gestão, assim como o lucro inerente. Por isso a importância da formação do lote econômico, quando se poderia fracionar um pallet ou a carga de um caminhão de menor porte para vários restaurantes.
     

O que é Supply  Chain?

O blockchain é uma das ferramentas que deve ser usada na solução, pois toda oferta, registro de compras, forma de pagamento e liquidação desta, assim como a entrega, com as demais informações inerentes que estarão no Painel Eletrônico informado na aba Cotações, como média dos preços com suas tendências devem ficar permanentemente registradas.

Blockchain em Compras

IBM Explica sobre blockchain e seu impacto nos negócios

  Nos vídeos abaixo exemplos de um programador explicando o uso de Blockchain e seu uso em compras.

Blockchain na Prática (programador explica)

Blockchain na área de Compras