Com o uso de aplicativo de celular, donos de restaurantes de Piracicaba (SP) montaram um grupo de compras coletivas para baratear os custos dos alimentos que ficaram mais caros devido a crise e, manter o preço ao consumidor. No vídeo abaixo da Rede Globo vê que a parceria entre antigos concorrentes resultou em um ganho para todos, que ao invés de comprar, por exemplo, apenas 100 kg de frango, de forma isolada, passaram a comprar 2 toneladas em grupo (!)
ideia, colocada em prática deu tão certo que a cooperativa e os tipos de estabelecimentos envolvidos cresceram. Eram 30 comerciantes no início, agora são cerca de 500 de diversas categorias como padarias, hotéis e pizzarias e mais 200 fornecedores.
Nas apresentações acima, vimos as propostas para redução de custos a partir da reunião do interesse de várias empresas comprando no atacado ou dos fornecedores primários, possíveis de serem feitas pelo volume.

A iniciativa já chamou atenção de comerciantes de Curitiba (PR), Ribeirão Preto (SP) e de Sorocaba (SP). Até uma associação foi criada para organizar as compras coletivas, o que permite diminuir ainda mais os custos. O grupo se reúne para fazer os pedidos dos alimentos em grande quantidade.
A Associação Piracicabana da Alimentação Fora do Lar (Apaflar) nasceu no Whatsapp com o nome de "Turma do Rango". Os empresários se comunicavam diariamente para trocar informações sobre fornecedores e onde encontrar produtos mais baratos.
"Hoje, a cooperativa recebe apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi).'O gerente de um hotel de Piracicaba, Rodrigo Fray Cucolo, comemorou os resultados. A unidade, que faz parte do grupo de comerciantes que fazem compras coletivas pelo aplicativo, conseguiu economizar e manter a qualidade do cardápio oferecido aos hóspedes sem mexer no preço. "Até agora, com todos os aumentos de custos que tivemos, nenhum foi repassado aos clientes", relatou. 'A consultora de Tecnologia da Informação, Camila Marinheiro, ressalta a importância de os empresários focarem no atendimento ao cliente.
"E, com certeza, o preço é um desses atrativos", disse. 'O dono de uma pizzaria, José Adilson Fusarto, se uniu ao grupo. Segundo o empresário, a farinha de trigo, usada em grande quantidade no comércio dele, teve o custo reduzido em 15%. "Só ao diminuir o trajeto de ir ao supermercado, já faz diferença nas contas", disse.
Na imagem abaixo se observa o serviço do website dos EUA Dining Alliance onde se obteve a redução de mais de 100.000 insumos dos parceiros da plataforma.
"Hoje, a cooperativa recebe apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi).'O gerente de um hotel de Piracicaba, Rodrigo Fray Cucolo, comemorou os resultados. A unidade, que faz parte do grupo de comerciantes que fazem compras coletivas pelo aplicativo, conseguiu economizar e manter a qualidade do cardápio oferecido aos hóspedes sem mexer no preço. "Até agora, com todos os aumentos de custos que tivemos, nenhum foi repassado aos clientes", relatou. 'A consultora de Tecnologia da Informação, Camila Marinheiro, ressalta a importância de os empresários focarem no atendimento ao cliente.
"E, com certeza, o preço é um desses atrativos", disse. 'O dono de uma pizzaria, José Adilson Fusarto, se uniu ao grupo. Segundo o empresário, a farinha de trigo, usada em grande quantidade no comércio dele, teve o custo reduzido em 15%. "Só ao diminuir o trajeto de ir ao supermercado, já faz diferença nas contas", disse.
Na imagem abaixo se observa o serviço do website dos EUA Dining Alliance onde se obteve a redução de mais de 100.000 insumos dos parceiros da plataforma.
Construcompras
No vídeo abaixo da Construcompras dá uma visão das vantagens da compra em grupos no caso da construção civil em S. Paulo e, desejando entender a real dimensão deste trabalho clicando na imagem a seguir.